Android

[apps][bsummary]

Produtos IObit

[IObit][bsummary]

Games PC

[Games][grids]

Coleção Idm

[IDM][twocolumns]

sistemas operacionais

[Sistema Operacional][grids]

Coleção Adobe

[Adobe][grids]

O próximo Thunderbolt 5 da Intel pode ser duas vezes mais poderoso


Thunderbolt 5


Depois de postar, não há como voltar atrás, o que é uma lição valiosa que o executivo da Intel Gregory Bryant aprendeu no domingo. Em uma visita à equipe de Israel da Intel, que está trabalhando no padrão Thunderbolt, Bryant tuitou quatro fotos do laboratório e da área ao redor. Embora a maioria das fotos fossem benignas, uma continha alguns detalhes sobre o próximo padrão Thunderbolt 5.

A foto, mostrada por Anandtech , revela dois detalhes importantes sobre o Thunderbolt 5. O primeiro é que o próximo padrão suportará o dobro da largura de banda do Thunderbolt 4 - até 80 Gbps. Ele está fazendo isso enquanto ainda visa o USB-C como porta, o que significa que o Thunderbolt 5 continuará a ser compatível com as máquinas existentes.


A notícia mais interessante e nerd é como a Intel está conseguindo o dobro da largura de banda. Ele está usando a Modulação de Amplitude de Pulso (PAM), que usa uma combinação de dois números no binário para transmitir dois bits de dados em cada ciclo, ao contrário dos métodos de transmissão tradicionais que transportam apenas um único bit de dados.

Em particular, a foto menciona PAM-3. Sem mergulhar muito nas ervas daninhas, o PAM-3 fornece três bits de dados em dois ciclos. Uma sequência de três números - 1 ou 0 - determina se o módulo transmitirá -1, 0 ou +1 em dois ciclos. Isso permite que a Intel aumente a largura de banda do Thunderbolt 5 transferindo mais dados em cada ciclo.

Embora a informação seja confiável, isso não significa que seja concreta. Bryant foi rápido em remover a imagem depois que ela começou a circular, tweetando novamente com a imagem suspeita removida (abaixo). A foto também nunca menciona o Thunderbolt 5, mas menciona uma "tecnologia 80G PHY", que é mais do que provável Thunderbolt 5.

Dia 1 com @ intel Equipe de Israel nos livros. Excelentes vistas ... incrível oportunidade de ver @ GetThunderbolt inovação ... um tour pelo laboratório de validação e tempo com a equipe ... pode ' Não espere para ver o que o amanhã trará! pic.twitter.com/GKOddA6TNi

- Gregory M Bryant (@ gregorymbryant) 1 de agosto de 2021

Pode demorar um pouco antes de ouvirmos qualquer outra coisa sobre Thunderbolt 5, no entanto. O Thunderbolt 3 foi lançado em 2015 e levou cinco anos completos para o Thunderbolt 4 começar a ser comercializado. Ainda não há uma ampla adoção do Thunderbolt 4, como evidenciado por uma série de Thunderbolt 3 docas ainda disponível.

Ainda assim, Thunderbolt 5 está se moldando para ser um salto geracional do Thunderbolt 4. Com o dobro da largura de banda, uma conexão Thunderbolt 5 provavelmente será capaz de um número muito maior de portas, monitores de maior resolução e

de taxa de atualização e mais monitores por meio de uma única conexão Thunderbolt.

Tão cedo, no entanto, é muito cedo para dizer do que Thunderbolt 5 será capaz.

Recomendações dos editores

 

    AMD vs. Intel

 

  • CPUs Intel Alder Lake: tudo o que sabemos sobre seu primeiro desktop de 10 nm lasca

 

Os melhores adaptadores de energia USB-C, cabos e carregadores portáteis para iPhone 12

O que é USB 3.1?